PARA AGILIZAR PROCESSOS DE REGISTRO,  o SATED/RS está atendendo de forma remota pelo WhatsApp. Escritório somente para reuniões.

 

  • Setor financeiro (ANUIDADES, RENOVAÇÕES, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL) exclusivamente pelo e-mail financeiro@satedrs.org.br e WhatsApp (51) 98544-2399

 

  • Setor de registro para solicitação de registro profissional (DRT) e DÚVIDAS não respondidas na página REGISTRO PROFISSIONAL. Enviar documentação para o e-mail registro@satedrs.org.br 

 

Legislação

O que é e como se mantém uma entidade sindical

 

Sindicato é uma associação para defesa e coordenação dos interesses econômicos e/ou profissionais de indivíduos que exercem a mesma atividade ou atividades similares ou conexas. Entre as principais responsabilidades de um sindicato estão a negociação de acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais,  orientação sobre questões trabalhistas, participação da elaboração de legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas e preocupação com a condição social do trabalhador. 

O SATEDRS se mantém financeiramente das contribuições legais dos trabalhadores, das mensalidades pagas pelos sócios que estão na ativa, pelo pagamento de algumas taxas por serviços que presta. A arrecadação cobre custos de manutenção do espaço físico (como condomínio, energia elétrica, internet, material de expediente), funcionários, honorários, custas judiciais, etc.

O Estatuto do sindicato não prevê remuneração aos sócios em diretoria salvo se requisitado seu trabalho em tempo integral. Assim, a diretoria do SATEDRS trabalha voluntariamente pela melhoria das condições de trabalho, pela conscientização dos trabalhadores em relação a seus direitos e responsabilidades e pela construção democrática de um país onde cidadãos possam se expressar livre e publicamente.

Clique nos botões abaixo para LEI DO ARTISTA 6533/78 e 

DECRETO 82.385/78 que regulamenta a Lei 6533/78.