Sindicato é uma associação para defesa e coordenação dos interesses econômicos e/ou profissionais de indivíduos que exercem a mesma atividade ou atividades similares ou conexas. Entre as principais responsabilidades de um sindicato estão a negociação de acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, participação da elaboração de legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias trabalhistas e preocupação com a condição social do trabalhador.
O SATEDRS se mantém financeiramente das contribuições legais dos trabalhadores, das mensalidades pagas pelos sócios que estão na ativa, pelo pagamento de algumas taxas por serviços que presta. A arrecadação cobre custos de manutenção do espaço físico (como condomínio, energia elétrica, internet, material de expediente), funcionários, honorários, custas judiciais, etc.
O Estatuto do sindicato não prevê remuneração aos sócios em diretoria salvo se requisitado seu trabalho em tempo integral. Assim, a diretoria do SATEDRS trabalha voluntariamente pela melhoria das condições de trabalho, pela conscientização dos trabalhadores em relação a seus direitos e responsabilidades e pela construção democrática de um país onde cidadãos possam se expressar livre e publicamente.