SATED/RS

Notícias

 

FESTEAR – Festival de Teatro de Rua

O grupo Ueba Produtos Notáveis promove o “Festear – Festival de Teatro de Rua” em Caxias do Sul.

SATED/RS - 14/04/2015

Esse será o primeiro encontro com foco no Teatro de Rua da Serra Gaúcha. A ideia é promover um encontro entre artistas e plateia sem barreiras físicas ou sociais.

A ideia de realizar um Festival de Teatro de Rua na cidade já é antiga para Aline Zilli e Jonas Piccoli, fundadores do Grupo Ueba Produtos Notáveis. Ambos são atores e coordenam o grupo que tem em sua história diversas montagens criadas para espaços ao ar livre, percorrendo o país com este repertório.false

O Grupo Ueba Produtos Notáveis acredita na importância do Teatro de Rua como agente de transformação social do individuo e da sociedade. O Teatro enquanto arte cênica, por seu caráter presencial, opera dimensões humanas profundas, ativando uma complexa cadeia orgânica e psíquica, geradora de territórios de intercâmbios diferenciados. Trata-se de um exercício pleno de cidadania que deveria ser vivenciado pela população na abrangência dessas linguagens, pois para provocar o senso crítico e participativo do cidadão é necessário acessar sensibilidades intangíveis, capacidade própria das artes.

A programação contará com apresentações de teatro de rua de diversas partes do país e percorrerão tanto a região central da cidade como em pontos mais distantes. As apresentações serão gratuitas, em espaços públicos ao ar livre. Pretende-se desta forma oferecer atrações teatrais ao público, de forma a democratizar o acesso a cultura.

A organização do evento recebe propostas dos interessados em participar do festival até o dia 30 de maio de 2015. Mais informações, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.festear.com.br.

O teatro de rua como arte transformadora

O Festear – Festival de Teatro de Rua – Surge em Caxias do Sul como uma possibilidade de democratização de acesso às artes cênicas e ao mesmo tempo de ressignificar a paisagem urbana ao seu redor. Trata-se de um encontro entre artistas e plateia sem barreiras físicas ou sociais.

As intervenções artísticas ao ar livre costumam quebrar a lógica do cotidiano já que faz com que o transeunte tenha que desviar sua rota tradicional e com isso talvez ele possa ser inundado por sensações não vivenciadas antes, podendo parar para assistir ou simplesmente seguir seu rumo. De qualquer forma ele vai conseguir ampliar sua dimensão perceptiva. Qualquer pessoa pode ser chamada ao jogo cênico, roubar a cena do artista, ou mesmo rejeitá-lo, neste momento o espectador está assumindo sua condição de sujeito ativo no processo artístico e cultural.

O teatro de rua pode ser também um grande agente de formação de público para a arte cênica como um todo. As apresentações em parques, praças, bairros ou vilas podem apresentar esta arte a quem não tem contato com ela, e desta forma apresentar-se ao individuo como algo necessário em sua vida.

Seja como agente de reflexão, transformação social ou para o resgate do lazer ao ar livre, o Festear aparece no cenário da serra gaúcha como um importante marco de acessibilidade as artes, trazendo um panorama da variada produção artística para o teatro de rua, incluindo espetáculos estaduais, nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

O que? Grupo Ueba abre inscrições para interessados em participar do FESTEAR.

Quando? Até dia 30 de maio de 2015

Como? Inscrições via correio, conforme informações no site do Festear

Aonde? Mais informações no www.festear.com.br ou (54) 3028-8192

SATED/RS © 2008-2014 | Direitos Reservados