SATED/RS

Notícias

 

REDEMOINHO RS abre debate sobre aLei de Fomento ao Teatro e à Dança de Porto Alegre.

SATED/RS - 24/06/2008

O REDEMOINHO, através de sua Regional RS, abrirá um fórum para tratar sobre a Lei de Fomento ao Teatro e à Dança, dia 26 de junho (quinta-feira) às 14h, no Teatro de Arena. O Movimento está convidando toda a categoria e demais interessados para dar continuidade aos debates sobre a necessidade de políticas públicas para o Teatro e Dança, enfocando o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e Dança para a cidade de Porto Alegre, que em breve entrará em votação na Câmara de Vereadores da cidade.

O Rio Grande do Sul, no encontro com Sérgio de Carvalho em 24 de maio, abriu a série de debates 'Redemoinho: Teatro Público!' que está sendo organizada em todo o país. O REDEMOINHO tem pautado estas discussões a partir de reflexões que têm surgido em todo o Brasil e que se expressam tanto nas esferas municipais e estaduais, quanto na esfera federal, como aponta o jornalista, crítico e pesquisador de teatro, Kil Abreu*: "... muitos grupos e companhias de todo o País se organizaram nos últimos anos e conseguiram pautar a discussão a partir de outros modelos de gestão, com parâmetros mais democráticos de escolha dos projetos e a previsão de retorno do investimento em favor da população."

O REDEMOINHO (Movimento Brasileiro de Espaços de Compartilhamento, Criação e Pesquisa Cênica) agrega aproximadamente setenta grupos teatrais e entidades culturais provenientes de onze estados, sendo um importante interlocutor do segmento teatral no Brasil. Marcando publicamente sua posição, o REDEMOINHO tem se feito presente nas reuniões do Conselho de Educação, Cultura e Esportes do Senado, apresentando sua proposta de Lei (PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO BRASILEIRO) que representa um novo paradigma para a gestão de verbas para a cultura, iniciando uma discussão maior acerca do fomento à atividade teatral no país.

*O artigo "Antes de mais nada, facilitar o acesso da maioria" de Kil Abreu foi publicado no jornal O Estado de São Paulo no dia 14 de abril e na Revista Camarim da Cooperativa Paulista de Teatro no número 41 (primeiro semestre de 2008).

SATED/RS © 2008-2014 | Direitos Reservados