SATED/RS

Notícias

 

"A mulher que comeu o mundo" é atração no Festival Latino Americano de Teatro da Bahia.

A Usina do Trabalho do Ator participa, no próximo dia 07 de setembro, do I FILTE - Festival Latino Americano de Teatro da Bahia.

SATED/RS - 02/09/2008

A Usina do Trabalho do Ator participa, no próximo dia 07 de setembro, do I FILTE - Festival Latino Americano de Teatro da Bahia. É o único representante do Rio Grande do Sul no evento, que tem como filosofia a valorização da arte teatral como conceito de grupo e pesquisa e de re-integração ao universo teatral latino americano, estabelecendo diálogos permanentes entre os grupos artísticos.

O trabalho do grupo vem percorrendo o País. Em Julho de 2008, esteve em São José do Rio Preto participando do FIT 2008 e em Setembro participará do I Festival Latino-americano de Teatro da Bahia (FILTE) que se realizará na cidade de Salvador. Em 2007, a peça foi apresentada no 14º Festival de Teatro de Florianópolis Iznard Azevedo, onde recebeu os prêmios de Melhor conjunto de atores e melhor figurino. Em setembro, do 14º Porto Alegre em Cena e do 9º Caxias em Cena e em outubro do 20º Festival de Teatro de Canela. 
 "A mulher que comeu o mundo" se passa em uma pequena cidade, onde um célebre e rico ladrão, pai de uma moça gorda, morre. Ela era filha única, vivia isolada do mundo e, sem o pai, nada sabia fazer. Tamanha é a dor em seu coração que a moça esfarela o pai e o come, para tê-lo para sempre consigo.

E não sabendo mais o que comer sai e pede aos vizinhos que ao perceberem que a mulher não conhece o valor do dinheiro e está disposta a trocar toda a fortuna herdada por comida, bajulam-na em troca de suas riquezas. Tentando saciar seu apetite insaciável, a gorda inicia sua busca infindável por comida. 
Eis o mote desse espetáculo que brinca com a metáfora da gorda relacionada a ganância e a busca desenfreada pelo poder. Revela também a ridícula condição humana de querer a permanência, a posse das coisas, e por isso lutar, dominar e matar.

Um espetáculo para adultos e crianças. Censura livre
Para contar essa história, a Usina do Trabalho do Ator fez uma incursão ao universo das máscaras, propondo um espetáculo que privilegia a linguagem gestual, a narrativa através da música cantada e a pontuação através da percussão realizada por instrumentos musicais incorporados aos figurinos. 
Esse espetáculo tem financiamento do Fumproarte e o patrocínio da Petrobrás.

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Celina Alcântara, Ciça Reckziegel, Dedy Ricardo, Gilberto Icle, Gisela Habeyche, Thiago Pirajira
Figurino e Adereços: Chico Machado
Música: Flávio Oliveira
Preparação Vocal: Marlene Goidanich
Iluminação: Shirley Rosário
Direção: Gilberto Icle
Produção: Anna Fuão
Contato: annafuao@yahoo.com.br
Tel.: (51) 9896 6272 / 3392 4018

SATED/RS © 2008-2014 | Direitos Reservados